Quem sou essa?

Eu, só eu.

Arquiteta, designer gráfica, artista visual, escritora, terapeuta, e oraculista (tarôs e astrologias são uns recantos preciosos pra mim). Minha terra é Maceió, mas passei 1/3 da minha vida em Seattle. No éter, no fogo do frio. Voltei em 2015.

A arte é a paixão, o néctar :— o mar de Maceió, minha solução. Em Seattle, fundei uma tipografia (a Miss Cline Press). Aqui eu fundei a Lua Negra Cartonera, a neta da Miss Cline. Publico meus livros à mão. Quando estou escrevendo, desenho. Quando desenho, escrevo. A vida me confunde, mas o que me desenverga, e demorei a descobrir, é desenho e letras. E assim vou passando, mesmo besta, mesmo iludida. Vou passando. Danço, gosto muito de tango, salsa, samba. É isso. Se quiser saber mais, pergunta. Ou rola a página para ler mais.

Ana Karina Luna

UM POUCO MAIS SOBRE MIM


Comecei como Arquiteta e Urbanista. Um curso lindo que me ensinou a pensar humanizadamente, a planejar para dar a forma tanto mais lírica quanto viavel à minha visão. Trabalhei como arquiteta por uns 3 anos no Brasil e em 1999 fui para os EUA para passar 2 meses, estudar inglês, e terminei ficando 17 anos. Lá me especializei em design gráfico, uma curiosidade que eu tinha. Depois vi que foi como cheguei mais perto do que só depois compreendi como a minha real vocação: a Arte

De designer para artista visual e escritora foi um pulo. Um pulo no escuro, um pulo com medo, mas definitavemente pulei. Em 2008, comecei a escrever poemas e a desenhar de novo. Foi o começo da admissão: sou artista. Mas essa admissão não foi feita toda de uma vez. Ainda está sendo feita. Desde criança eu fazia cursos aqui e ali: de perspectiva, de realismos, de pintura em porcelana. Embora me formassem de alguma forma, nunca faziam total sentido. Porque minha onda é o abstrato, inconsciente, o espiritual na Arte. Uma das minhas lembranças mais caras é minha avó paterna, Corina, me ensinando a desenhar flores pequeninas, quando eu tinha pouca idade, talvez antes dos 5 anos. Depois disso, crescendo, aprendi a desenhar sozinha, decalcando outros desenhos. A memória linda da arte estava lá e foi vindo à tona aos poucos, à medida que eu permitia.

Concordo com Kandinsky e Klee: Arte vem de uma necessidade interior, e Arte e Natureza estão lado a lado como organismos autônomos, com sua própria energia. Mística é o que sou: vou em busca das minhas experiências direto na fonte, sem intermediários. A Arte e a Natureza me permitem e me recebem lá.


Como artista plástica minha produção é de linóleo-gravuras, telas, esculturas em arame, desenhos em grafite e colagens. Fiz 5 exposições visuais individuais e participei de mais de 20 coletivas entre Brasil e EUA. Minhas obras estão distribuídas por todos os continentes.

Sou também escritora. Tenho 6 livros publicados, 4 de poesia e 2 novelas, todos pela Lua Negra Cartonera, editora independente de livros artesanais, da qual sou fundadora-proprietária (e designer, ilustradora e artesã).

E sou oraculista. Tenho formação em Gestalt Viva, um tipo de terapia holística de vanguarda que adiciona à terapia a vivencial corporal, a criatividade, a meditação e o teatro; estudei diretamente com o seu fundador, o brilhante e autor de muitos livros, Claudio Naranjo, psiquiatra e terapeuta chileno. Entre 2016 e 2019, durante a minha formação em SP, estudei com os melhores terapeutas do mundo nessa área (Espanha, México, Itália, Colômbia, etc). Assim, faço parte de uma linhagem oral da qual Claudio faz parte também. Ele é o principal discípulo do alemão Fritz Perls, o inventor da Gestalt, que se radicou no Oeste dos EUA, California. E também tive como mestre muito importante pra mim um outro discípulo de Fritz: Ken Russell, que foi quem me apresentou à meditação tibetana, a Fritz, a Claudio, quem abriu o caminho de um espiritual diferente pra mim: nascida católica e filha de médico, me descobri mística, "energética" e profundamente psíquica. Sob a influência de Ken, meditei por 12 anos seguidos, assim que acordava. Acredito que isso teve alguma coisa a ver com a abertura do meu 3° olho quando voltei para o Brasil em 2015, que é desde quanto pratico o Tarô Terapêutico e a Astrologia Profunda.

Estudo arquétipos, cristais, florais, energias & polaridades; símbolos, narrativas & linguagens; a medicina integrativa, o corpo como templo, a física quântica, a fenomenologia, a nutrição orgânica e a cozinha alquímica (comidas que curam). Faço previsões e sou dada a profetizar. C'est la vie. Estou me aceitando a ser assim: bruxa moderna.